aumentar-produtividade

Quando mantemos uma rotina apertada e que exige  um bom gerenciamento do próprio tempo, nem sempre é fácil manter um alto nível de produtividade.

É mais do que comum perceber alguns sinais de queda no rendimento, mas isso não significa que essa situação não pode mudar.

Existem algumas dicas cientificamente comprovadas que podem dar um gás no seu rendimento, e nesse artigo você conhece 6 delas. Confira:

Exercite-se durante a manhã

Nem toda pessoa tem o costume de exercitar-se logo depois de acordar, mas segundo uma pesquisa da Universidade Estatal Appalachian, essa atitude pode fazer milagres para a sua produtividade.

De acordo com o estudo, pessoas que começaram suas rotina de exercícios as 7h da manhã apresentaram maior qualidade e duração de sono, além de uma queda de 10% na pressão arterial.

Além da liberação da adrenalina e endorfinas, que podem te dar mais disposição, praticar atividades físicas também trazem outros benefícios como:

  • Maior controle do colesterol
  • Alívio da ansiedade e do estresse
  • Diminuição do risco de doenças no coração

Determine intervalos de descanso

descanso-no-trabalho

Muitas pessoas se sentem culpadas em utilizar alguns minutinhos do seu intervalo para simplesmente relaxar, mas segundo uma experiência do escritor Tony Schwartz, fazer pausas a cada 90 minutos de trabalho pode ser um costume benéfico para a produtividade.

Segundo Schwartz, quando trabalhamos por mais de 90 minutos sem pausas, o nosso corpo começa a ter dificuldades para manter os níveis comuns de concentração e energia. Para resolver esse problema sem atrapalhar o andamento do seu trabalho, basta fazer uma pausa de até 20 minutos a cada 90 trabalhados.

De acordo com os testes do escritor, a tática certamente funcionou para um grupo de violinistas, que recuperaram sua atenção, foco e energia após o tempo de descanso.

Escute musicas que te agradem

Sabe aquela música que você adora e que te ajuda a ficar mais empolgado em momentos de desânimo? Isso tem um motivo! Sons agradáveis e melodiosos para nossos ouvidos fazem o nosso corpo liberar dopamina, um dos hormônios ligados às sensações de prazer.

Um estudo feito por uma professora de terapia musical da Universidade de Miami constatou que pessoas que ouvem música no trabalho concluem suas tarefas mais rapidamente e são mais férteis no campo das ideias.

Se você é uma daquelas pessoas que possuem dificuldade em se concentrar em outra tarefa enquanto ouve música, basta ouvi-las enquanto se prepara para a realização dessas tarefas. Vale a pena tentar, não é?

Mantenha uma dieta saudável

A frase “você é o que você come” nunca fez tanto sentido quando falamos do nosso rendimento.

Ter uma dieta saudável com certeza vai te ajudar a realizar mais tarefas mais durante o dia, já que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa com os níveis nutricionais balanceados pode aumentar a sua produtividade em até 20%. O consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar são mais difíceis de serem digeridos, fazendo o nosso corpo gastar mais energia nessa tarefa, consequentemente causando mais cansaço e indisposição.

O ideal é procurar um profissional especializado para estipular uma dieta que se adeque às suas necessidades, mas inserir peixes, grãos e nozes no seus alimentos diários pode ser um bom começo. Lembre-se: cuidando do seu corpo, sua mente sempre funcionará na capacidade máxima!

Liste suas tarefas diárias

tarefas-diarias

Pode parecer banal anotar tarefas que você já sabe que precisa realizar, mas listar as 3 principais atividades do próximo dia em ordem de prioridade vai te ajudar a ter mais controle sobre elas.

Apenas o ato de refletir sobre a prioridade de suas tarefas já é uma atitude benéfica para a produtividade, mas colocar isso tudo no papel é essencial para fixá-las de forma rápida.

Adapte esse novo hábito para todos os dias antes de dormir, já que as necessidades do dia posterior estarão mais frescas na sua mente, e redobre o cuidado para não esquecer de nada, já que ter maior controle e não ser pego de surpresa é o intuito da tarefa.

Mude sua mentalidade

Todas as dicas anteriores requerem algum tipo de mudança, e nessa última não é diferente, só que de uma forma mais reflexiva. Como todo ser humano, possuímos limites nos nossos níveis de disposição, concentração e desempenho, portanto não exija demais de si mesmo em situações que estão fora do seu controle.

Saber suas limitações não é um sinal de fraqueza, e sim uma demonstração de humildade ao reconhecer que nem tudo pode ser resolvido da maneira ou no tempo que você gostaria.

Às vezes tudo o que precisamos é de um bom momento de reflexão para que a ação em si seja mais produtiva. Analise os pontos fracos e fortes do seu desempenho sem nenhum julgamento, e tenha paciência para lidar com os obstáculos que se apresentam.

Pode até parecer difícil no papel, mas como em qualquer outra atividade ou hábito, a prática leva a perfeição, e com o tempo você poderá olhar para os desafios de uma forma mais analítica e estratégica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *